close
Outubro Rosa: Abrace esta causa! – Psicoatualizando
You are here
Home > Colaboradores > Mara Santos > Outubro Rosa: Abrace esta causa!

Outubro Rosa: Abrace esta causa!

f136d9bb7b996f59bbc24c24e9b195feMundialmente, no mês de Outubro realiza-se a Campanha do Outubro Rosa.

Tal campanha iniciou-se nos Estados Unidos na última década do século 20 quando lançou-se o laço rosa na primeira corrida pela cura pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990.

A partir de 1997, a campanha foi ganhando mais apoiadores e assim ganhou a denominação de Outubro Rosa.

Durante todo mês, existe uma campanha na luta contra o câncer de mama, onde campanhas de conscientização sobre a necessidade de realizar exames periódicos por todas as mulheres e assim ter-se um diagnóstico precoce.

A primeira iniciativa no Brasil, aconteceu no dia 02 de Outubro de 2002, quando foi realizada a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. E hoje percebemos ações deste tipo por todo o país.

img-01
Imagem retirada do site www.outubrorosa.org.br

A Campanha alcançou todo o mundo de forma tão bonita e feminina, unindo povos e culturas em um mesmo propósito.

A função da campanha é de extrema importância, afinal o câncer de mama é o segundo mais frequente em todo mundo e o mais frequente entre as mulheres, só em 2010 tivemos mais de 49 mil novos casos no Brasil.

É uma doença temida entre as mulheres, principalmente no que diz respeito ao fator psicológico, pois aspectos como a feminilidade, sexualidade e saúde são afetadas desde a descoberta até o tratamento em busca da cura.

A mama tem uma representatividade muito forte na mulher, além de ser uma referência da sua identidade feminina, é também uma das maiores ligações entre mãe e filho nos seus primeiros meses de vida devido a amamentação.

Neste momento da vida da mulher, o atendimento psicológico é fundamental, com o objetivo de possibilitar a está mulher o enfrentamento do tratamento através do autoconhecimento e reflexões. Este é o momento de fortalecimento da autoestima da paciente.

Outubro-Rosa

 

 

 

Mara Santos
Graduanda em Psicologia na Estácio, Contadora e Devoradora de Livros. Em constante busca em conhecer e entender a si mesma e ao mundo.
http://www.psicoatualizando.com/

One thought on “Outubro Rosa: Abrace esta causa!

Deixe uma resposta

*

Top