close
Cuidar – Psicoatualizando
You are here
Home > blog > Cuidar

Cuidar

Cuidar não é apenas dar alimento, suporte na doença, carinho, colo ou coisa assim. É algo que vai muito além, que exige muito mais de si mesmo. É preciso conhecer o outro, compreender a sua personalidade. Prestar atenção ao que o magoa e ao que o faz bem. Ficar atento para até onde você pode ir ou não. Não é fácil…

O ideal de um relacionamento perfeito é aquele onde você pode ser você de qualquer jeito e será aceito pelo outro, porque ele te ama. Mas a realidade não é bem assim. Isso é um sonho.

Na realidade, somos seres sensíveis e complexos. Um choque em nossa personalidade tem um poder imenso de nos colocar para baixo. É preciso prestar bastante atenção ao que afeta o outro e, a partir daí, começar a regular o próprio comportamento. Não somos nós quem escolhemos sentir os sentimentos. Somos um resultado de toda a nossa história, um produto de todo o nosso passado.

Às vezes, dizer aquilo que você sempre disse, perto do outro; pode afetá-lo de uma maneira que não seja muito agradável. Talvez não seja ele quem deva “deixar para lá” e tentar se ajustar, não se afetando. Talvez isso não seja possível. É a personalidade dele; ele não está escolhendo sentir assim. Talvez seja você quem deva se autorregular.

Relacionamento não é algo que vem pronto, e o amor não é tão mágico assim. Ele é poderoso, sim. Engrandecedor e curativo. Mas é preciso tomar consciência de que o amor cresce assim como cresce uma criança: se você não o educa, ele vai crescer fazendo um monte de besteiras e gerando péssimos frutos.

Thiago Barbato Maia
Thiago é estudante de psicologia e amante de literatura. Encontrou, durante suas leituras acadêmicas, um meio de unir a paixão literária às ciências psicológicas propriamente ditas. Tel: (71) 99969-0990 Email: thiagobarbatomaia@hotmail.com
http://www.psicoatualizando.com/

Deixe uma resposta

*

Top